terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Tudo o que Você Precisa Saber

Tudo o que você precisa saber
Por: Rosana Bertolini




Existem tons básicos para cada cor de pele. Não há erro: mulheres de pele muito clara devem optar pelos beges; as morenas-claras podem escolher entre cobre e terracota; e as de peles bem morenas combinam com tons de café, amarelo ou chocolate. Essas cores criam base para começar a maquiagem nos olhos.

  • Marrom, café, grafite, bege, rosa-antigo, pêssego, verde-cáqui, pérola também combinam com todos os tipos de pele.
  • Azul-turquesa, verde-água, verde-vivo, vermelho, lilás e rosa-pink são cores difíceis de usar. Se você não tem domínio sobre o efeito delas no seu rosto, prefira os tons neutros.
  • Preto, marrom-escuro ou chocolate devem ser usados no canto externo dos olhos, junto aos cílios. Isso deixará o olhar mais expressivo.
  • Laranja ou amarelo devem ser usados apenas em ocasiões especiais. Aplique apenas um toque no centro da pálpebra, sobre uma base de cor neutra.
  • Cores escuras envelhecem. A menos que seus olhos sejam grandes, com sobrancelhas arqueadas, troque o preto e o chumbo por tons mais claros de marrom e cinza.

Um truque para cada tipo de olho

Pequenos - Use tons escuros nas dobras das pálpebras e do meio das pálpebras em direção aos cantos externos. Aplique sombra clara só nos cantos internos e no centro para abrir o olhar. Você pode esfumar a sombra escura levemente nos cantos externos inferiores dos cílios.

Redondos - Aplique tons médios suavemente nos cantos internos e mais densamente nos externos para amendoar os olhos. Use a mesma sombra nos cantos exteriores, sob os cílios inferiores. Sob as sobrancelhas, iluminador.

Caídos - Levante os cantos externos aplicando sombra escura em direção ao final da sobrancelha. Evite os traços de sombras delineando o contorno dos olhos para não acentuar o formato caído.

Fundos - Prefira os tons claros, inclusive nas dobras dos olhos, para fazer as pálpebras sobressaírem. Escureça levemente nos cantos externos e ilumine próximo às sobrancelhas.

Salientes -  Crie uma curvatura cobrindo com uma sombra escura toda a pálpebra (até a região da dobra), começando nos cantos internos e reforçando o tom escuro nos externos. Junto às sobrancelhas, use tom claro.

Juntos - Separe-os usando sombra clara no canto interno, na raiz dos cílios, e escolha tons mais escuros para os cantos externos. O mesmo tom claro pode ser usado sob as sobrancelhas.

Separados - Aplique um tom mais escuro nos cantos internos junto à raiz dos cílios, clareando em direção aos cantos externos e esfumando na dobra da pálpebra. Ilumine junto às sobrancelhas.

Tipos de sombra                    

Lápis-sombra
Práticas, as sombras desse tipo são ótimas para levar na bolsa e fazer retoques de última hora. Por ser cremosa, espalhe-a com a ponta dos dedos. Se a sua pele é muito oleosa, passe pó antes da sombra.

Compactas
Esse tipo de sombra é o mais comum no mercado e o de melhor fixação. Quanto mais clara a tonalidade, mais fácil de usar. O pincel com a esponjinha é o mais indicado para a aplicação.

Cremosas
As sombras cremosas normalmente são mais brilhantes, por isso deixe para usá-las em uma festa à noite. Após aplicá-la com o pincel, procure espalhar com o dedo para que o produto não fique concentrado apenas em uma região.

Erros mais comuns
Evidenciar as rugas: sombras brilhantes são a pior escolha para quem tem rugas ao redor dos olhos. Quanto mais opaca, mais ela disfarça esses problemas.
Ir além da sobrancelha: não ultrapasse o limite delas. A sombra permite amendoar e alongar um pouco os olhos.
Contrastes são perigosos: na hora de misturar sombras, o mais seguro é escolher tons da mesma família. É muito arriscado querer sobrepor cores diferentes.
Carregar em tudo: se você já está usando um batom forte ou blush marcado, faça uma maquiagem leve nos olhos, com tons de terracota e bege.
Brilho demais: A única região que permite overdose de brilho é a parte externa logo abaixo da sobrancelha (a menos que essa área seja protuberante). Reserve esse look para uma noite de festa ou um jantar sofisticado.

Rosana Bertolini

4 comentários:

  1. Adoorei o post amiiiga (:
    Muitas dicas legais ! Ajuda muita coisa ;)

    Beeeeijos ;*

    ResponderExcluir
  2. Ótimas dicas, flor! Com certeza vou aprovetá-las!
    Beijo
    Carol

    http://coisinhascarolina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. É muito bom sabermos esses detalheszinhos que fazem a diferença viu flor! Arrazô no post gata! BezO!

    ResponderExcluir
  4. otimo post!!! great tips!

    super beijo

    ResponderExcluir